Talvez você não tenha percebido, mas Dragon Ball Super sente uma forte necessidade de se afastar de tudo que foi estabelecido como regra nas franquias anteriores (clássico, Z e GT).

Perceba que não temos mais sobre "Poder de Luta", os treinos físicos agora se resumem em trocação de tapa (já é o suficiente pra fortalecer), a força dos personagens "parece" que foi reduzida (por exemplo, o Vegeta já podia destruir a Terra na época do Nappa, agora o Goku Super Sayajin Azul mete um Kame Hame Ha e quase não destroi a cidade)...

Enfim, agora outras regras são apresentadas (os personagens tem níveis divinos e não tem o Ki perceptível ou a nova "Escala de Qualidade entre os Universos", até a ideia de Multiverso é novidade) e o anime precisou preparar o terreno pro fã (novo e da velha guarda) comprar a ideia.

Se isso é bom ou ruim, cabe a você decidir, mas eu to gostando.

LINHAS DO TEMPO?!

Um pequeno vídeo com o Mirai Trunks explicando como funciona a dinâmica das "Linhas do Tempo".

Dito isso, a proposta de uma História recontada de várias formas passa ideia de Linhas de Tempo em atuação, algo fortemente proposto na Saga Goku Black. É como se o Mangá, o Anime e os Filmes fossem (cada um) uma Linha do Tempo diferente, assim, temos uma noção mais dinâmica de como um único evento se ramifica em várias situações e desdobra a narrativa.

Veja alguns exemplos:
  • O Gohan que, no filme Fukatsu no F ainda se transforma no Super Sayajin tradicional (amarelo), mas no anime se peida todo pra se transformar.
  • O Goku que, contra o Bills, tem uma luta diferente no anime, no mangá e no filme Battle of Gods (detalhes, mas diferente).
  • Na primeira luta entre Hit e Goku (Capítulo 13), durante o anime, Goku usa o Kaioken enquanto Super Sayajin Blue para vencer, mas não o faz no mangá .
  • Contudo, na mesma luta, Goku usa a transformação Super Sayajin God (vermelho) para vencer. Aliás, é bastante recorrente no mangá a transformação do SSJ God (vermelho), mas esta só aparece no início do anime.
  • O Black que tem a transformação Super Sayajin amarelo no mangá e não a tem no anime.
  • Pra quem não sabe, o Mirai Trunks Super Sayajin nível 2 do mangá é um pouco mais forte do que o Goku Super Sayajin nível 3 (o próprio Whis constata isso) e o Goku precisa usar "por uma fração de segundo o nível "Red", já no anime, Mirai Trunks é facilmente derrotado.

Quer dizer, pelo menos pra mim, as diversas narrativas da história de Dragon Ball Super (anime, mangá e filmes) mostram a dinâmica das Linhas do Tempo.

Então o Anime, o Mangá e os Filmes são Linhas do Tempo?!

Bom, esse é o meu ponto de vista, perceba que não se trata de algo oficial. Essa é a minha forma de ver (ou de entender) o que leva a Produção de Dragon Ball Super a trabalhar a mesma História ou um mesmo Evento de forma diferente.

Sendo, ou não, a Verdade sobre o assunto, trata-se de uma ótima explicação pra isso, afinal, o Anime precisa ditar suas novas regras (já discutido acima) e preparar os fãs para o que vem por aí.

E O ANIME PRECISA, MESMO, EXPLICAR O QUE ACONTECE?!

O Pior é que sim.

Como eu disse lá no início, Dragon Ball Super está preparando terreno pras novas regras que os personagens estarão inseridos e muita coisa já foi reformada.

A própria ideia de que as Linhas do Tempo são um "Pecado Mortal" até para um Deus da Destruição faz parte dessa estruturação, pois isso justifica a entrada de diversos Deuses dos Universos além do Universo onde vive Goku e seus garotos caceteiros (que vivem no Universo 07). O próprio Zamasu, vilão da Saga Goku Black é de outro Universo (o 10, no caso).

Deu pra entender?!

ACHO QUE JÁ  ME ACOSTUMEI COM AS NOVAS REGRAS DE DRAGON BALL SUPER, E AGORA?!

Agora é esperar pra ver o desenrolar da história, já que todas as regras (provavelmente) já foram experimentadas, o anime irá  rumar para algo mais "próprio". Criar uma Saga que o fã veja essas novas regras em prática é importante pro Anime fluir de forma agradável e, principalmente, é importante pra evitar que o fã passe o resto do Anime comparando o Dragon Ball Super com o Dragon Ball Z ou o Dragon Ball GT.

"Ah, mas o Sayajin agora cresce barba?" ou "Ah, mas o Picollo papocou a Lua na Saga Sayajin e o Black Rosé não destrói um prédio" ou "Ah, mas o Goku agora é malvado"...

Mimimi, nhenhenhem, bambambam.

1 Comentários

  1. Eu já achei a franquia super péssima, a questão de multi universos ate e interessante mas e bem sem criatividade, essa coisa nivel divino bla bla bla destruir db

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem