Spider Man World Trade Center

 

Estamos em Setembro e nada melhor do que uma boa homenagem aos atingidos em um evento tão trágico, afinal, ninguém tem culpa de que os Chefes de estado mexeram com o finado Bin Laden (ou não, as teorias da Conspiração tem mais sentido do que a história oficial).


Essa é uma ótima oportunidade pra falar da HQ de número 36 do cabeça de Teia que também trata de um assunto histórico.

HQ Homem Aranha e o 11 de Setembro

Esse quadrinho do Homem Aranha foi lançado um mês após o ataque contra as Torres Gêmeas e, apesar dos pesares, gosto da ousadia da trama.

É uma publicação da Marvel Comics muito boa, tem um bom traço (John Romita Jr), roteiro da história ficou com J. Michael Straczynski e mostra diversos Heróis Marvel tentando salvar a população envolvida no atentado que derrubou o World Trade Center.

Apesar de ter uma caralhada de herói junto, nenhum deles teve condições de impedir a Tragédia. Sem falar que ver o Dr. Destino chorando é muito trevoso, mesmo pra mim. Entenda que esse material acaba panfletário.

Sério que um dos maiores vilões das HQs vem me falar de "chorar pela morte de inocentes", no mínimo, é forçar a amizade.

Quadrinhos e História

Eu fiz uma postagem sobre essa HQ do Homem-Aranha no meu outro blog e você pode baixar no blog do ScanManiacs (aproveitem e passem no Face dos caras). 

Sobre esse quadrinho do Cabeça de Teia em si, como eu disse, gosto da ousadia da trama, mostrando algo que vai além da força dos Heróis que estamos acostumados a atos bastante surpreendentes, mesmo assim, incapazes de qualquer coisa diante da catástrofe.

Contudo, lembrando dos diálogos forçados sobre Nacionalismo despirocante gringo que é bastante forçado. A gente entrou nesse debate quando falamos sobre como discutir filmes.

Eu entendo que Quadrinhos são ótimos pra estudar História e eu fiz uma postagem sobre o mangá Hadashi no Gen e a bomba em Hiroshima. Entenda que, apesar da subjetividade da coisa, toda publicação já  traz uma mensagem muito bem definida.

Botar um vilão pica das galáxias como o Dr. Destino chorando e se dizendo "humano" diante da queda das Torres Gêmeas, claramente ele aponta o grupo de Osama Bin Laden como "não humano".

Será que o Dr. Destino chorou na Bomba de Hiroshima destruindo vidas inocentes?! E no Vietnã?!

Sacou a parada?

Além disso, a HQ traz de forma muito forçada a exposição de símbolos nacionalistas americanos (bandeiras, soldados e tal), então, fica difícil de ter uma postura menos energica diante de uma Nação "ferida" que sempre lucrou com a Guerra.

Sério, eu não discuto mais sobre isso. Sayonara, meu povo!

1 Comentários

  1. "Ninguém tem culpa"? Uau... Agora os apoiadores do Estado Islâmico estão fingindo ser comentaristas de HQ pra ganhar membros?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem